Cárcere Cotidiano


O Cartaz Aberto foi um projeto de graduação de Gabriel Manussakis, no curso de Desenho Industrial na Universidade Mackenzie, em 2011. Concluída a graduação o Cartaz Aberto continua a existir fora da Universidade e tem agora o objetivo de ir além da realização do concurso e ser um ambiente de discussão e reflexão sobre o cartaz, sua linguagem, função social, a situação dessa peça gráfica em nosso país, e claro, estimular sua produção. De um tempo para cá o cartaz tem perdido o seu espaço na ruas para ocupar lugares fechados e o ambiente digital. Levar o cartaz para outros ambientes é ótimo, porém é importante que ele não perca sua essência: a de ser um instrumento de contestação que muito foi usado durante sua história para expressar a insatisfação de uma sociedade. Fortalecer a união entre o poder de comunicação do cartaz e a necessidade de trazer aos olhos dos brasileiros seus problemas sociais é o principal motivo da existência do Cartaz Aberto.
Gostei muito da proposta desse concurso, principalmente pelo caráter social e pelo prêmio ser o próprio cartaz. No pouco tempo que tive criei uma arte para participar este ano(abaixo) e que curti muito fazer. O resultado do concurso já está disponível no site para quem quiser conferir, meu parabéns aos ganhadores e aos 200 participantes.
 
Arte em nanquim

Arte final - A proposta era criar um cartaz em 3 cores, sendo uma delas a do papel.

Conceito: O cartaz apresenta um adolescente cansado sobre o topo de um forno de carvão. O ângulo foi escolhido para contrastar com o peso do garoto sobre o forno em relação a imensidão do céu, ou seja, o cárcere diante da liberdade. O adolescente preso ao forno não consegue vislumbrar um futuro, entrando em um estado de normose e o pássaro sutilmente reforça o conceito de liberdade e da possibilidade de mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário