Folder Pós-Graduação

Resolvi postar algum material relacionado a design porque pode parecer que ganho a vida como ilustrador, o que não é verdade, minha principal fonte de renda vem do design. Só para esclarecer...sim, eu sei o que é gramatura. Sim, eu seu o que é policromia. Sim, eu trabalho há 10 anos na área e conheço diversos processos gráficos e possíveis aplicações. Porque estou falando isso? Porque eu, como muitos profissionais dessa área são tratados como amadores mesmo tendo uma experiência razoável, e também porque estudei 4 anos e meio na universidade como a maioria dos outros cursos. O principal foco do nosso trabalho é comunicar, é a mensagem a ser transmitida, quando eu faço um material sempre procuro entender o que se quer dizer e para quem, e para isso é feito um briefing, que é a coleta de informações. Não sou do tipo que no momento do briefing dá 100 idéias por segundo, não vejo sentido nisso, prefiro refletir sobre as informações, fazer pesquisa do que já existe no mercado, refletir por mais alguns dias para depois começar a trabalhar no projeto. Nem sempre o tempo permite executar esse processo de maneira adequada.
Para o folder da pós-graduação, a mensagem principal era qualidade no ensino e requinte, uma vez que o público alvo da especialização tem uma média de idade superior a 28 anos e que normalmente já possuem uma carreira e certa estabilidade financeira.  Lembrando também que a filosofia da instituição é a excelência no ensino superior e aprendizado. O que o folder não poderia ter? Splashes anunciando valor do curso em diversas cores, frases como: "Quer pagar quanto?" e demais recursos gráficos que tornassem o material muito popular.
A proposta foi então utilizar um layout mais clean, composto por linhas sinuosas que simbolizam a dinâmica do aprendizado, linhas retas tornariam o material muito estático. As cores utilizadas são as da instituição, variação do verde em função da concepção ecológica da universidade. A marca em 3D representa a "modernidade" e a solidez da instituição, aliada a uma fonte com serifa (que não é a times new roman), proporcionando classe e elegância visual. O acabamento reforça  a idéia, laminação fosca em todo o folder e aplicação de UV apenas no logo 3D e fontes da capa, conferindo nobreza e requinte ao material.
Designers não criam as coisas do nada, cada elemento corresponde ao objetivo da mensagem, mesmo que inconscientemente. Por isso o processo de refletir sobre as informações do cliente é muito importante, na hora da criação as coisas fluem muito melhor.
Foi um dos materiais que mais gostei do resultado, postarei mais alguns em breve.
Obrigado pela atenção...


Frente e Verso ( 1 dobra)

2 comentários:

  1. Eu como bom designer também formado em 5 anos de instituição tenho que concordar com tdo o que esta escrito acima, infelizmente ainda somos caracterizados como o "rapaz do computador", ou o menino que faz "arte", hehehe. Devegar isso vai mudando, devagar vamos ganhando status, nosso trabalho é que vai dizer se somos ou não somos bons. Gostei do seu trabalho, o render da logo vc usou o 3d max? Eu tenho instalado na minha máquina o cinema 4D, já andei trabalhando bem pouco nele, mas me interessei bastante. Mas é isso ai, abraços e sucesso, para ambos.

    ResponderExcluir
  2. Fala Guga! Beleza!
    Eu usei o Maya, é muito bom, trabalhei com o Max por um bom tempo mas depois que descobri o Maya não quero saber de outro software 3D.
    Valeu por passar pelo blog,
    Abraço!

    ResponderExcluir